Biografia

Gil Ferreira é um Músico, Professor, Gestor Cultural e ex-Autarca Local, nascido em 1981.

Iniciou os seus estudos artísticos, em 1997, na Academia de Música de Santa Maria da Feira onde conclui o 8º grau em guitarra clássica. Paralelamente, entre 1998 e 2004, frequentou a Escola de Jazz do Porto. É licenciado em Música, na variante de Guitarra / Performance, pela Universidade de Aveiro, instituição onde, em 2012, concluiu o Mestrado em Ensino de Música sobe o tema de investigação “A iniciação à guitarra em videochamada”. Paralelamente frequentou várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento com professores como Alberto Ponce, Roberto Aussel, Jozef Zsapka, Dejan Ivanovic, Pedro Rodrigues, Paulo Amorim, Paula Marques, Tim Steiner e Sam Manson (abordagens de reportório).

Enquanto professor do ensino artístico especializado, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, orientou, de 2009 a 2013, uma classe com um palmarés de alunos laureados em Concursos de Guitarra nacionais e internacionais.

Em 2021 concluiu o Programa Intensivo de Gestão na Católica Porto Business School. Possui ainda formação executiva em Maximazing Your Leadership Potencial (2018) pela Porto Business School, em Gestão de Projetos (2022) e em Chief Sustainability Officer (2024) pela Católica Porto Business School.

Está ligado a projetos de voluntariado cultural desde os 13 anos de idade, tendo sido dirigente associativo entre 2007 e 2013 no Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira e na Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, período no qual se destacam projetos, sobe a sua direção, tais como a Oficina d’Artes, Ciclo de Jazz do Orfeão da Feira (2007 a 2012) ou a direção artística do Festival de Guitarra de Terra de Santa Maria (edições de 2008 e 2011).

Foi Vereador no Município de Santa Maria da Feira, entre 2013 e 2021 com a tutela dos pelouros da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus e, entre 2021 e 2025, com a tutela dos pelouros da Cultura, Educação, Juventude e Turismo. Por inerência do cargo foi membro dos grupos temáticos de Cultura e Turismo no Eixo Atlântico, membro do Conselho de Vereadores – vertentes de Cultura, Educação, Juventude e Turismo – na Área Metropolitana do Porto e representante do Município de Santa Maria da Feira no Conselho de Fundadores da Fundação Serralves. Cumulativamente foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação Terras de Santa Maria da Feira, presidente da Assembleia Geral da empresa municipal Feira-Viva – Cultura e Desporto E.M., presidente da assembleia geral da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira S.A, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira E.M e Presidente da Direção da Associação da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira. Pertenceu à Comissão Executiva da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria até dezembro 2022 e foi diretor executivo do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua entre 2014 e 2025.

Foi considerado a “Personalidade dos Eventos 2016” na 9ª Gala dos Eventos, em Lisboa.